Você já se queixou hoje?

Categorias: Blog

Reclamar durante o dia é fichinha, se você considerar que há muita gente que já acorda se queixando pelos mais variados motivos:

— Tive uma noite péssima! Comi alguma coisa que me fez mal!

— Essa noite fez muito frio (ou calor)! Nem consegui dormir direito!

— Acordei com dor de cabeça outra vez! Meu dia vai ser horrível!

— Droga! Vou ter que trabalhar e agüentar de novo aquele chefe chato!

— Ai, fico doente só de pensar no trânsito que vou enfrentar!

É verdade que de vez em quando a saúde ou circunstancias da vida nos impõem uma série de desconfortos, mas convenhamos que a maioria deles possa ser resolvida com um pouco de paciência, boa vontade, criatividade ou um simples comprimido.

O que quase ninguém lembra ao despertar é de sentir-se feliz e agradecido por ter acordado vivo! Afinal, qualquer um dos desconfortos exemplificados acima ou qualquer outro que o leitor possa acrescentar, só acontecerá se houver uma condição fundamental: você precisa estar vivo!

Seja para ter uma dor de cabeça, sentir frio ou calor à noite, enfrentar o trânsito ou agüentar um chefe chato – você precisa estar vivo (e, neste último caso, precisa ter um emprego, o que é mais um motivo para agradecer).

Concordo que tudo isso é de uma obviedade cristalina, mas muitas pessoas parecem não lembrar ou saber que 1 em cada 200 habitantes é a média estimada pelos especialistas para calcular a incidência da Síndrome de Brugada, conhecida desde 1992. Essa sincope cardíaca geralmente ocorre em repouso ou durante o sono o que leva a pessoa a morrer dormindo.

De resto, reclamar ou queixar-se é um direito de todos, mas tomar providências para resolver a situação que causa a reclamação ou queixa também é – mais do que isso, é um dever. Logo, não estou fazendo a apologia do estoicismo nem do conformismo, mas da priorização dos sentimentos e das manifestações humanas – principalmente ao dar início a mais uma jornada diária, porque essa atitude será decisiva para a qualidade do seu dia.

Ao despertar, qualquer que seja o desconforto ou dificuldade que você enfrentará nas próximas horas, é importante lembrar que você já começa o dia com a imbatível vantagem de estar vivo.

E assim, depois de agradecer a Deus ou a quem ou ao que você achar adequado, decida como poderá superar as dificuldades ou desconfortos e procure ocupar seu pensamento e seus sentimentos com as coisas gratificantes que poderá fazer hoje com sua vida.

Ou vai permitir que essa vantagem seja esquecida por causa de uma dor de cabeça, um trânsito caótico ou um chefe chato?

Este artigo foi escrito por:

Floriano SerraFloriano Serra escreveu 9 artigos em Ramadinha & Cia Treinamento.
Floriano Serra é psicólogo, escritor, palestrante, facilitador de seminários comportamentais e autor de vários livros e inúmeros artigos sobre o comportamento humano pessoal e profissional. Foi diretor de RH e Qualidade de Vida da Apsen Farmacêutica, eleita na sua gestão, por 5 anos consecutivos, “uma das melhores empresas para trabalhar” de 2004 a 2008. É diretor executivo da Somma4 Gestão de Pessoas.

Entre em contato com o autor por  e-Mail

Deixe uma resposta